4 - PEÇA DE CÂMARA PARA 1 ATRIZ E 4 PERSONAGENS de DUAIA ASSUMPÇÃO










4-Peça de Câmara para 1 Atriz e 4 Personagens já foi assistida por gente de teatro da Zona Sul do Rio de Janeiro, por adolescentes da Zona Oeste, por público rural e urbano, da Grande Niterói, por intelectuais e por portadores de deficiência visual de todo o Brasil no encontro inaugural do ENADES em Colatina no Espírito Santo.  Depois de participar do Festival de Teatro do Midrash, no Leblon, Rio de Janeiro, se aventurou na Mostra FRINGE do Festival de Curitiba 2016. 
Em seguida, apresentou-se com sucesso em Blumenau, na cult Sala 116 da FURB. 
Abre a temporada 2017 de volta ao Rio de Janeiro, no Teatro Rogério Cardoso, na Casa de Laura Alvim, o antigo Porão da Laura, em curta temporada, de 10 de janeiro a 01 de fevereiro.

Mais oportunidades rica de expressão, comunhão e troca! 
Pois a cada vez, Duaia Assumpção tem mais "fome de bola". 
Entrar em cena e jogar com o público é motor e alimento.










   





HISTÓRICO

 

 DO MAIS RECENTE PARA O MAIS ANTIGO

 

 CIEP 199 - CHARLES CHAPLIN /JARDIM GRAMACHO - RJ


Ciep 199 promove Feira de Profissões para estudantes do Ensino Médio Inovador

 30/04/2015 - 12:07h - Atualizado em 30/04/2015 - 12:07h
 » Cintia Ladeira Fotos: Cris Torres
A 2ª edição do projeto recebeu a atriz Duaia Assumpção e o roteirista Joaquim Lopes (Assis)

Na última quarta-feira (29/04), o Ciep 199 – Charles Chaplin, em Duque de Caxias, como parte da disciplina de Projeto de Vida do Ensino Médio Inovador (Proemi), desenvolveu a 2ª edição da “Feira de Profissões” do ano. A escola, que já havia recebido nutricionistas, sanitaristas, engenheiros, advogados, biólogos e psicopedagogos numa primeira oportunidade, desta vez, recebeu a visita da atriz, produtora, escritora e diretora, Duaia Assumpção; e do maestro, cineasta, escritor, diretor, produtor e roteirista, Joaquim Assis.

Durante a programação, Duaia apresentou o espetáculo “Peça de câmara para 1 atriz e quatro personagens”. Após a exibição, a atriz e o roteirista – que atualmente dirige a novela “Os 10 mandamentos”, da Rede Record, conversaram sobre a carreira e tiraram todas as dúvidas dos alunos sobre as profissões que atuam.

A organizadora do evento, Jacilea Donádio, professora de Português, Projeto de Vida, Letramento de Português, Cultura e Mídia – disciplinas que fazem parte do Ensino Médio Inovador, falou sobre o objetivo da feira.

- Seguindo o currículo do Projeto de Vida da 3ª série do Proemi, temos estudado o Mercado de Trabalho. Por isso, promovemos a Feira de Profissões, com objetivo de auxiliar os estudantes na escolha da carreira que irão seguir -, explicou.

A aluna Beatriz Arantes, que está cursando a 3ª série do Ensino Médio Inovador, era uma das mais empolgadas no bate papo. A estudante de 16 anos, que prestará vestibular para Filosofia no fim deste ano, fez diversas perguntas sobre a carreira dos convidados. Segundo ela, esses encontros são oportunidades de conhecer e tirar dúvidas sobre a prática de algumas profissões.

- Essa programação é uma luz para nós estudantes, pois nos instrui a respeito de diversas áreas de formação. Conhecer a Duaia e o Joaquim foi incrível, pois, apesar das dificuldades que eles enfrentaram na carreira, conquistaram o mercado de trabalho com o talento que possuem -, concluiu.

Sobre o Ensino Médio Inovador (Proemi)
A fim de garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio, o Governo Federal, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, promoveu uma reestruturação curricular e desenvolveu o programa para unidades escolares envolvidas em horário ampliado – extensão da carga horária em duas horas/dia, perfazendo um total de dez horas semanais.

Criado em 2009, o objetivo do projeto é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de Ensino Médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico.

O Ciep 199 – Charles Chaplin foi uma das escolas piloto do Programa. A diretora da unidade, Maria Cláudia da Mota, falou sobre a iniciativa.

- Desde 2009, aderimos ao Ensino Médio Inovador no nosso colégio. Este ano, temos o Instituto Ayrton Senna como nosso parceiro, o que tem nos ajudado a desenvolver diversas atividades diferentes voltadas para o currículo do Proemi -, destacou.











TEATRO ARTHUR AZEVEDO - CAMPO GRANDE, RJ




























 FESTIVAL MIDRASH DE TEATRO























I ENADES

ENCONTRO DE ÁUDIO DESCRIÇÃO - COLATINA, ES

SAIBA MAIS:
 http://www.associadosdainclusao.com.br/enades2015/node/1 


I ENADES
Encontro Nacional de Áudio-descrição em Estudo
Data: 13 a 17 de janeiro de 2015






16/01/15- SEXTA-FEIRA
19:30 – 20:00 – Seção de Pôsteres : Apresentação de Áudio-descrição de Imagens Estáticas (Plenotel)
• Áudio-descrição da obra “Sertanejos” – Niviane Araújo
• Áudio-descrição: Frevo Pernambucano: nosso patrimônio cultural – Niviane Araújo

20:00 – 20:30 – Apresentação Cultural (Peça de teatro): "4-peça de câmara para 1 atriz e 4 personagens"

20:30 – 21:30 – Lançamento do Livro: A efetividade da Convenção Sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Orgs. Rita Mendonça e Francisco José de Lima.



Apresentar a peça no I ENADES (I Encontro Nacional de Audio Descrição) foi uma experiência marcante. Pensar na percepção desse seleto público acrescentou camadas dramatúrgicas e de interpretação. As falas nem aumentaram muito, mas o suficiente para trazer dimensões que vez ou outra surgiram nos ensaios e lá haviam ficado, esquecidas. Descobertas dentro do universo da cena.
O alto padrão desse público de especialistas foi um desafio delicioso para entrar em cena com "4 - Peça de Câmara para 1 Atriz e 4 Personagens" . Contamos com a colaboração preciosa de Leticia Schwartz na áudio descrição com fones disponíveis para aqueles que quisessem, e do Luiz Miritz e do Gabriel Schimitt na técnica, da Andrea Garbelotti e da Gabriela França. O debate foi inesquecível e também agregou aos espetáculos posteriores, especialmente no que disse respeito à voz dos personagens, um material precioso para quem está em cena, oferecido por um público que chegou ao requinte de pontuar a respiração de cada um deles.




 Apresentamos também Som e Forma" (1971), documentário premiado de Joaquim Assis sobre o pessoal do Benjamin Constant, em uma primeira versão áudio descrita, e também a comunicação oral:  “Som e Forma da Inclusão” – Maria do Rosário Assumpção Braga e Joaquim Assis. Apresentamos também o curta metragem premiado "SOM E FORMA".  Tivemos o auxílio luxuoso da consultoria de Julita Terra para chegar até lá.
Equipe do I ENADES
Em 4 dias de evento, posso dizer que todo o tempo em palestras, apresentações e mesmo no cafezinho só me fizeram perceber o alto nível dos participantes, com ou sem deficiência visual.  Foi um momento de muito aprendizado, muita troca e muita vontade de tornar o mundo melhor para todos.  

Como sempre, o tempo foi curto e em função de ensaios e apresentações, não foi possível assistir a todas as palestras, atividades, mini-cursos que gostaria, numa programação tão abrangente e rica. Mas foi maravilhoso conhecer a Leticia, a Andreza Nóbrega, a Marilena Assis, a Cristina Kenne de Paula, o Ednilson Sacramento, a Debora Dimussio, a Ana Fátima Berquó e a Aparecida Leite, do IBC, o Milton Carvalho, a Rosangela Lima, a Edjane Santos, poderia enumerar mais gente, mas não consigo lembrar o nome de todos, e isso inclui toda a atenta equipe do evento.

Agradeço muitíssimo ao visionário Francisco Lima que gerou com energia, delicadeza e que teve a generosidade de saber compartilhar com todos seu sonho, com liberdade, criatividade e perseverança. Parabéns à toda família Lima e a todos os participantes. Sonho que se sonha junto... gera uma carta necessária como a Carta de Colatina.



SESC CASA DA GÁVEA











   











 



 SÍTIO DAS ACÁCIAS

MIDRASH CENTRO CULTURAL


  

TEATRO GLAUCIO GILL

 

 




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas sugestões, críticas e observações, obrigada.